terça-feira, 21 de junho de 2011

É possível trabalhar texto científico com alunos não alfabéticos?
Talvez esta seja uma dúvida presente na cabeça de muitos professores que trabalham com crianças não alfabéticas.
Durante o 2º encontro de Formação Continuada em Serviço realizada na escola, a formadora dos professores os desafiou a trabalharem com texto científico com seus alunos (1º ciclo), dentro das atividades do citado projeto no que se referem às atividades de tematização da prática pedagógica.
Maria Ironilda e Cláudia, ambas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, aceitaram o desafio.
A estratégia usada por elas foi a do intertexto. Trabalharam inicialmente os poeminhas do livro Bichionário de Nilson José Machado. Após, com ajuda de pesquisas na internet, os alunos transformaram os poeminhas em textos científicos preenchendo o que denominaram a “Ficha do Bicho”.
Vale ressaltar que os poeminhas foram lidos pelas professoras e o preenchimento da referida ficha foi coletiva e, depois, registrada pelos alunos através de uma cópia.
A avaliação das professoras é de que os alunos se envolveram integralmente com a atividade e que os desafios surgidos contribuíram para o desenvolvimento do processo de leitura e escrita.

Formadora: Ilidia Terezinha Arduini Antonio
Professoras: Maria Ironilda Matheus Salvador
 Claudia Silva dos Santos
Anos escolares envolvidos: 1º A e B
Livro citado: Bichionário – Nilson José Machado – lustrações: Dulce Osinski – Editora Braga Ltda.
                                           FICHA DO BICHO

NOSSO BICHO: _______________________________________
CONTINENTE DE ORIGEM: _____________________________
ELE PODE VIVER EM: __________________________________
SEU ALIMENTO: ______________________________________
PODE VIVER EM MÉDIA: _______________________________
A GESTAÇÃO DA ESPÉCIE DURA: _______________________
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE ELE: ___________________










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário