segunda-feira, 2 de maio de 2011

Escola  Municipal Norma Sueli Borges
Integrante da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, a Escola  Municipal Norma Sueli Borges foi criada com o nome de B a Bá e localizava-se onde hoje é o Bairro Planalto. As primeiras atividades foram desenvolvidas em prédio cedido, funcionando de forma provisória na Capela São Vicente de Paula. Em 19 de dezembro de 1991, a escola iniciou as atividades no prédio próprio com o nome de Norma Sueli Borges em homenagem à dedicada professora de Ciências que lecionou em diversas escolas do município.

Visão
Buscamos a formação de um sujeito responsável, com projetos de vida, com autoestima elevada, com valores éticos e com capacidade de transformar o ambiente onde se insere. Buscamos, também um ensino que provoque impacto positivo e favorável nos alunos, bem como o reconhecimento da escola na comunidade devido sua qualidade de ensino e seriedade no trabalho.

Missão
Nossa missão é coordenar a implementação do Projeto Pedagógico que organiza a escola como ambiente de aprendizagem e formação de valores; interagir com os poderes públicos, com a sociedade civil e com as famílias para formar um cidadão capaz de realizar escolhas com responsabilidade social e individual.

Nossos Valores são os seguintes
ü       Verdade nas interrelações;

ü       Respeito às diferenças pessoais;

ü       Cooperação entre todos os agentes escolares;

ü       Paz no ambiente escolar;

ü       Generosidade no desempenho dos papéis;

ü       Confiança na interação entre pares;

ü       Excelência no ensino e na aprendizagem;

ü       Inovação no ensino dos conteúdos curriculares.

Fundamentos
A) Epistemológicos
O conhecimento é a base de qualquer atuação de uma pessoa na sociedade. Todo ser humano tem direito a apropriar-se do conhecimento construído pela humanidade ao longo de sua história. E, para proporcionar o conhecimento, a escola, espaço de ensino sistemático e intencional, entende que as aprendizagens acontecem dentro do ser aprendente, decorrentes da interação  entre ele e o objeto de conhecimento.
B) Didático-metodológicos
Entendemos que não há apenas uma forma de ensinar algo às pessoas. As metodologias de ensino e avaliação devem ser diversificadas e baseadas na interação professor/aluno, aluno/aluno e aluno/conteúdo de ensino. Aqueles que aprendem devem saber para que serve aquilo que aprendem e devem ter uma visão holística dos conteúdos. As práticas de ensino e avaliação desenvolvidas devem partir do que os alunos já dominam e ampliar gradativamente e significativamente os conhecimentos para categorias superiores.